9 de jan. de 2011

Desista das federais

Sim. Finalmente fui aprovado na UnB. OK, já faz quase seis meses que isso ocorreu pra ser tratado com o status de novidade. Mas não é essa a notícia ou o que eu quero comunicar aqui. Numa universidade, você pensa que encontrará uma diversidade maior, até por se tratar de uma UNIVERSIDADE, um universo. Mas não é. Aquele universo que pensamos que iremos encarar, nada mais é do que uma repetição do mundinho minúsculo das pessoas. Esse primeiro período serviu pra eu poder analisar bastantes perfis que se apresentam no meu cotidiano.
Exemplos:

Caloura retardada - Ficou tão feliz por passar no vestibular que deixa fazerem qualquer coisa com ela: "Aí, tipo, tava lá no bar, e tipo, todo mundo bebendo, eu, tipo, toda suja de tinta, tipo, muito bêbada, os meninos tavam lá , tipo, e queriam enfiar a garrafa no meu cú, velho...!"

Veteranos retardados - Ser veterano é a relização tola e boba do sonho de poder sobre o outro que todo ser humano possui: "E aí calouro! Quero ver tu andando de córcoras no meio do prédio, vai, começa..."

Comunistas panfleteiros - A paródia da teoria marxista: "Abaixo as eleições, eleições são uma farsa! Viva o martelo e a foice! Pega um panfletinho aqui, ó... Opa! Abaixo a reitoria!"

A galera alternativa - Tão sempre praticando algum esporte inusitado como corda-bamba, badmington, monociclo etc. no meio dos corredores. Opa! Será que tem alguém querendo ser notado?

Hippies - Adoram essa coisa de desapego, mas seus artesanatos custam o olho da cara... pra usar um de seus brincos melhor era ele ficar com a orelha...

Poetas/Artistas - Sempre falando de Noel Rosa, vivem um poema. São uma piada da bossa nova.

Garotas - Sim, são uma classe só, se vestem igual, uma exarcebação do estereótipo: Óculos gigante, blusa listrada caindo pelo ombro, shortinho e uma sandália, de couuro ou de borracha. Felizmente vemos suas excessões.

Conselho estudantil - Acham que a gente ainda vive nos anos 60, querendo revolucionar por causa do suco do Restaurante Universitário. Tá na hora de alguém avisá-los de que a gente já pode parar de protestar, nossos pais já lutaram pela nossa liberdade, ganharam, chega de passeata! Porra, eu fico puto!

Alunos - Só vão para estudar, não tem grupo, nem identidade, veem as garotas bonitas e riem de todos esses estereótipos, achando que está acima de tudo, como se não fosse passível de piada, no caso eu.

No fundo, no fundo, a melhor descrição do que é a Universidade meu amigo que deu: "Aqui todo mundo acha que tá na Inglaterra, com suas blusas xadrez, seu all star surrado, seu jeans rasgado e cabelo arrumado para parecer bagunçado. Só se esquecem da gota de suor correndo do lado da orelha."

É isso aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta!